Cuidados indispensáveis para manter a saúde em dia

Todo começo de ano paramos para reavaliar nossa vida e planejar metas para ter mais sucesso, mais tempo de descanso e por que não ter metas para ter mais qualidade de vida e saúde?

 

Emagrecer, superar problemas já existentes e outros planos podem te incentivar a mudar ações que são maléficas para o seu organismo e buscar alternativas mais saudáveis.

Assim como para outras áreas da vida, mudar os hábitos que interferem em sua saúde também devem ser anotados e avaliados até que você consiga incluí-los em sua rotina.

Que tal aprender algumas dicas para se manter focado em adotar hábitos novos que vão te garantir uma melhora na qualidade de vida?

O que é qualidade de vida

 

Qualidade de vida é um termo que engloba o bem-estar físico e mental dos indivíduos.

E são muitos os fatores que contribuem para aumentar ou diminuir essa qualidade de vida.

Pessoas com vícios, por exemplo, possuem uma menor qualidade de vida. Quem vive estressado e com maus hábitos alimentares reduz consideravelmente sua qualidade de vida.

Alguns sinais podem indicar que você precisa mudar agora mesmo sua rotina como indisposição, cansaço extremo, insônia, dores físicas, falta de memória, imunidade baixa e muitos outros.

Sente um ou mais desses sintomas? Já procurou um médico para saber  se há algum problema de saúde que seja o causador desses sinais?

Caso tenha descartado doenças, saiba que a única forma de recuperar a qualidade de vida é mudando seus hábitos.

Separamos seis dicas interessantes que farão muita diferença no seu dia a dia. Leia com atenção para conseguir colocar em prática!

 

Dicas para manter a saúde em dia

 

Diminuir a quantidade de sal

O excesso de sal branco causa uma série de doenças por conta do sódio. Entre elas podemos citar a hipertensão, retenção de líquidos, insuficiência cardíaca e outras.

 

Consumir mais oleaginosas

Incluir no cardápio as nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache reduz entre 25% e 39% o risco de males cardíacos segundo cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos.

 

Praticar atividades físicas

Coloque em suas metas para o próximo ano praticar exercícios pelo menos três vezes por semana. Vale caminhar meia hora por dia, descer alguns pontos antes do trabalho, se matricular na academia, praticar dança e outras modalidades. O ideal é mexer-se!

 

Beber água

Os médicos começam a aumentar a quantidade de dois litros de água diários para três litros, o ideal é manter seu organismo funcionando sem gerar o ressecamento, principalmente do intestino.

 

Visitar o médico com frequência

Se consultar com um médico frequentemente é muito importante para tratar de doenças pré-existentes ou para fazer exames de rotina.

Procure o sistema de saúde da sua cidade ou leve em consideração pesquisar sobre o preço do plano de saúde Sulamérica ou qualquer outro que esteja disponível na sua região para ter a garantia de atendimento médico sempre que precisar.

 

Dormir bem

Assim como manter uma alimentação saudável, ter uma boa noite de sono também é essencial para ter qualidade de vida. Pesquisadores internacionais já comprovaram que dormir bem é uma das chaves para a longevidade.