HSR alerta: Doenças infecciosas podem surgir após enchentes

Com a recente ocorrência de chuvas históricas que têm atingido o estado de Minas Gerais, e têm causado enchentes e enxurradas, é importante ligar o alerta para doenças que podem surgir devido ao contato com a água contaminada.

Segundo Bruna Gazire, Gestora do Centro de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do Hospital Santa Rita, as doenças que aparecem com maior facilidade são:

• Leptospirose (contato com urina de roedores);
  • Hepatites infecciosas;
  • Diarreias agudas;
  • Febre tifoide (ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes humanas ou urina contaminada);
  • Doenças respiratórias infecciosas.

Além disso, podem surgir também doenças dermatológicas e acontecer acidentes com animais peçonhentos. Em caso de contato com as enchentes, é importante estar atento a todos os sinais e sintomas e procurar atendimento médico o mais breve possível.

Bruna ressalta ainda que a equipe assistencial do Santa Rita está ciente desse alerta epidemiológico e preparada para atender todas as emergências decorrentes do período chuvoso.

Para aqueles que tiveram contato com as enchentes e estão com o cartão de vacinas desatualizado é importante procurar os Postos de Saúde para tomarem reforço da vacina de tétano.

Procure um Posto de Saúde próximo a você.

Postos de Saúde da região de Contagem

• UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM INDUSTRIAL