hospitalFundado em Contagem no dia 30 de agosto de 1967 pelo Dr. Homero Gomes e acionistas, o Hospital Santa Rita nasceu para atender a população da região. A pequena estrutura cresceu gerando demandas por novos serviços, o que fez do HSR um dos principais centros de atenção à saúde da grande BH.

Em 2001, o HSR passou por uma reformulação de sua estrutura com a posse do Dr. Reginaldo Teófanes Ferreira de Araújo como diretor presidente, que, dentre outras medidas, modificou especialmente o sistema de gestão. A mudança gerou profundas alterações físicas e na assitência, o que levou a uma transformação na imagem do hospital perante seu público.

Em 2007 recebeu a Acreditação Plena concedida pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Em 2009, oHSR recebeu outra certificação: a ISO 9001:2008, que utiliza padrões internacionais na avaliação de qualidade. Em um novo processo de auditoria realizado em 2012, avaliadores da instituição acreditadora GL – Germanischer Lloyd, constataram que o HSR atende aos requisitos dos padrões nível 1, 2 e 3 propostos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) através do Manual Brasileiro de Acreditação – Versão 2010. Sendo assim, o Hospital Santa Rita conquistou o título de Instituição Acreditada com Excelência, o que demonstra preocupação constante com a segurança dos pacientes, gestão integrada dos processos, melhoria contínua dos resultados e da qualidade da assistência prestada, além da integração efetiva da instituição: diretoria, áreas assistenciais e de apoio. O processo de auditoria também atestou a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade do HSR com os requisitos da norma ISO 9001:2008, evidenciando o compromisso com o aperfeiçoamento dos serviços prestados e com a melhoria e padronização dos processos internos.

Hoje, o HSR continua em processo de franca evolução para acompanhar de perto o crescimento de Contagem.